quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

JIT- Just in Time


Uma filosofia de gestão da produção baseada na redução de perdas pela aplicação de técnicas voltadas a melhoria da qualidade/ produtividade objetivando alcançar a excelência na manufatura. Implementado pela primeira vez em 1965. Época de ouro, década de 90.
Pilares: KanBan(cartão com os dados de o que produzir) Autonomação (transferir a inteligência humana para a máquina, criação de dispositivos que parem a máquina assim que um problema ocorre, evitando a propagação deste).

Origens do Jit

- A empresa Toyota,no Japão, tinha um problema no pós guerra (1945): (nessa época até 1973, os USA viviam a abundância e o desperdício)

- Como cortar custos e ao mesmo tempo, produzir pequenas quantidades de muitos tipos de carros? ( foi a pergunta chave para os japoneses conseguirem concorrer com Detroit nos USA)

- A partir do Sistema de Produção Toyota (SPT), é que se chegou ao JIT.

Componentes básicos do JIT

SetUp (tempo de preparação de máquina)
KanBan(cartão)
Células de Produção
Redução de Lotes de Fabricação
Melhoria contínua de qualidade(kaizen) Manutenção preventiva
Formulação de problema
Plano de produção nivelado
Círculos de Controle de qualidade
Controle estatístico de processo
Cinco S(housekeeping)
Fornecedores Únicos
Controle Visual(Andon).(quadro indicador de parada de linha).

- O JIT parte do pressuposto que máquinas e equipamentos estejam arranjados fisicamente de forma a facilitar ao máximo o fluxo de produção, considerando a necessidade de se implementar o conceito de células de produção(mesmo quando não aplicável, pois pressupõe multifuncionalidade dos operadores), permitindo lotes de produção menores e estoques menores.
Ressalte-se que o JIT tem como conseqüência a redução de estoques e não como pressuposto.